terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hatha e o surf

oi,..
Bom dia,. ontem um amigo me perguntou! Hatha é yoga?
respondi que sim ,..



ele me explicou que: por ter apenas os 4 orimeiros angas da pratica de Patañjali, como não tem samyama ñ é yoga,. isso foi meio estranho pra mim,.. então hj de manha li o yoga sutra de Patañjali e realmente entendi que se tirar algumas das partes deixa de ser yoga,.. estranho isso pra alguns e percebi nesse tópico que é motivo de brigas. e agora?

ásanas + pranayama = yoga?

será?

eu gosto de dar exemplos comparando com outros esportes que eu eu tbm gosto ! o Surf,.
o top para o surf é dropar uma onda bem grande e pegar um tubo,..
antes disso vc deve passar por varias etapas,.. até ser perfeito em todas aii sim consegue pegar um tubo irado,.. se vc for pro tubo antes de aprender natação ou respiração e mergulho" pode morrer,..
Hatha pra mim acaba sendo isso mesmo! preparar seu corpo para não ter problemas quando tiver dentro da agua e a onda ja perto de VC,.. e não saber oq fazer!
pra mim é isso,.. deixar de ser yoga ñ faz dele menos importante,..
Se alguem dizer que não é yoga tudo bem mas vc só aguenta o ultimo degrau da evolução se tiver consciencia dos anteriores,.. se não tiver pode cair e se afogar,.

Antes praticava Hatha antes de surfar ! mas agora surfo e pratico Hatha dentro do mar juntos,. e com o skate tbm !! muito gostoso fazer os ásanas no skate em uma ladeira e o pranayama o corpo ja pede sozinho então fica bem mais facil,.

Paz no coração de todos e luz no caminho de vcs,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário