sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

NIYAMAS



Os Nyiamas são a base moral do Yoga. Estão relacionados com as ações mentais positivas que toda pessoa deve procurar incluir em sua vida.
“Pureza, alegria, austeridade, auto-estudo e auto-entrega são as disciplinas do yogi”.

1. SAUCHA (pureza): Saucha está relacionada com a pureza física, emocional e mental.
. Pureza física: fisicamente pura é a pessoa que se banha todos os dias, tem uma alimentação saudável, se possível vegetariana; pratica Yoga (asanas, pranayamas e Kryas –limpezas) ou outra atividade física;
. Pureza mental: mentalmente pura é a pessoa que procura meditar todos os dias, sempre faz uma análise sincera de seus pensamentos e atos e reconcilia-se com todo universo.
. Pureza emocional: quem é emocionalmente puro, mesmo agredido não cultiva a raiva, tem bom humor e seu coração está sempre repleto de sentimentos bons. Entoar mantras é uma maneira de purificarmos as emoções.

2. SANTOCHA (contentamento): é uma atitude de alegria interna independente de pessoas ou situações, é viver aceitando com serenidade os acontecimentos . Isto não quer dizer ficar inerte diante da vida, deixando tudo por conta do destino,mas sim buscar incessantemente pensamentos de harmonia e contentamento. Como disse certa vez um Mestre: “se não pudermos estar sempre alegres, vamos procurar estar sempre em paz”.

3. TAPAS (auto-esforço / perseverança): é o esforço, a crença, a força de vontade firme e resoluta para se alcançar um objetivo. É não desistir diante de uma postura difícil, de uma privação complicada ou de uma barreira que pareça ultrapassar nossos limites. Segundo Patanjali, se tapas for executado corretamente,purifica e fortalece o corpo, aguça os sentidos e conduz à perfeição.

4. SVADHYAYA (estudo de si mesmo e das escrituras sagradas): é a educação do “eu”, é a busca pelo autoconhecimento através da meditação, da análise sincera das atitudes. As escrituras sagradas são instrumentos preciosos para esse autoconhecimento, pois ampliam nossos horizontes e nos ajudam para o fortalecimento pessoal e espiritual.

5. ISHIVARA PRANIDHANA(entrega ao absoluto): a confiança plena na existência de um Ser Supremo, a fé que ultrapassa barreiras é ishivara. Para se atingir por completo este niyama é preciso esforço(tapas) e estudo (svadhyaya), anulando todo orgulho e egoísmo , desenvolvendo a humildade e, assim seguir pelo caminho da devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário